Desafio
O Emissão Expressa é o aplicativo de venda de seguros de saúde para o corretor que perdeu a posição de referência no mercado. Em 2012 o aplicativo entrou no mercado trazendo mais agilidade na cotação e implantação de apólices de saúde. Os concorrentes criaram seus próprios sistemas usando o EE como referência. O sistema mantém seu processo demorado e interface pouco amigável.
Estratégia
Para projetar a melhor experiência foi preciso pesquisar, conhecer as necessidades e dificuldades dos usuários. Desenvolver uma estratégia envolve exploração e pensamento sistemático. É preciso encontrar um modelo que guie e ajude a ver todas as conexões num quadro geral. Ao fazer isso, a estratégia se torna mais simples de ser alcançada e torna um conceito abstrato mais tangível para todos os envolvidos.
Solução
Por questões de confidencialidade não posso ainda descrever a solução, nem apresentar os entregáveis, pois o aplicativo ainda está sendo desenvolvido. Entretanto, a primeira parte já está em produção e um dos corretores que entrevistei e fiz testes de usabilidade me enviou a seguinte mensagem após o lançamento do Simulador de Cálculo de Seguros:
Minha atuação no projeto
1 – Análise UX (Fase de descobertas)
– Mapas de fluxo,
– Inventário de Conteúdo;
– Diagrama de Afinidades;
– Benchmarks;
– Avaliação Heurística;
– Jornada do Usuário;
– Wireframes em papel;
2 – Protótipos (Fase de ideação)– Protótipos navegáveis usando Adobe XD;
3 – Testes e Métricas (Fase de teste)
– Testes de Usabilidade (usando questionário SUS);
– Teste de Expectativa (usando a Escala de Likert);
– Testes de Satisfação (NPS);
– Definição de Métricas.