Visão geral do projeto
O aplicativo Oi 360º é usado nas Lojas físicas Oi para vendas dos produtos da operadora. Quando entrei no projeto, o sistema já estava em andamento e já tinham sido realizadas pesquisas por outra equipe anterior. Minha atuação tem sido de adaptar a o sistema a algumas mudanças de negócios da empresa e em novas funcionalidades do sistema.
Usuário
Os usuários do aplicativo são vendedores e gerentes das lojas
físicas da Oi.
Pesquisa
O projeto tem tido mais foco em arquitetura da informação, mas realizei algumas pesquisas com usuários.
Esses estudos foram para descobrir como hierarquizar e agrupar 20 novas funcionalidades no sistema.
Métodos utilizados
Shadowing
Acompanhei os atendimentos de vendedores em lojas Oi, cada
loja tem de públicos diferentes. A etapa de shadowing foi realizada
para compreender como usam o sistema atualmente e
explorar melhorias no processo.
Entrevistas em profundidade
Para compreender as necessidades do usuário visitei 3 lojas da
Oi e realizei entrevistas com 3 vendedores e 3 gerentes no total.
Foi possível entender a percepção dos usuários em relação as
funcionalidades que estavam em estudo.
Cardsorting
O cardsortings foram realizados com os stakeholders do projeto
devido a falta de disponibilidade dos vendedores. Fiz um
modelo híbrido em que os participantes podiam escrever novas
categorias. O estudo foi realizado com 4 participantes.