Sobre

Sou Designer de Experiência do Usuário (UX), Pesquisadora, Estrategista e solucionadora de problemas criativos. Com uma bagagem de 22 anos de carreira, tenho muita história para contar.

Ano passado, comecei o mestrado profissional em Economia Criativa na ESPM, na linha de Design de Experiência e Estratégias da Inovação. Minha pesquisa se trata de Educação a Distância. Percebo que há uma grande necessidade de inovação nessa área.

Quero contribuir para melhorar a vida das pessoas que usarem, virem ou experimentarem algo que projetei. As melhores interfaces e experiências são uma extensão de nossas inclinações naturais, elas se encaixam tão bem, que não se percebe que não fazem parte de nós, ou melhor ainda, nos fazem sorrir! Eu me esforço para criar um significado intuitivo, tão comum nas interações humanas, mas raro nos diálogos tecnológicos.

Na minha vivência profissional, já redesenhei a experiência de venda de seguros da Bradesco Saúde, liderei o design para o lançamento da Graduação a Distância da UCB e ajudei a melhorar a experiência da negociação da dívida pública em diversos sistemas do Selic, entre outras coisas.

Já fui diretora de arte para marketing digital, publicidade e comunicação interna para clientes como Globo Marcas, Light, Maria Filó, Coca Cola e Embratel, e também atuei diversas vezes como ilustradora, embora nunca tenha focado na ilustração como carreira.

Além de tudo isso, vivo imaginando e escrevendo histórias de ficção, desenhando cartuns e ouvindo música. Sou carioca e moro no Rio de Janeiro.

Minha missão é fornecer experiências envolventes e bem-sucedidas, melhorando e facilitando a vida das pessoas por meio do planejamento e pesquisa de UX e da colaboração próxima com pessoas talentosas e divertidas.

Minha filosofia de design é abordar cada iteração como parte de um sistema vivo. Cada solução de design deve ter o potencial de ser dimensionada para além de seu recurso imediato. Isso se aplica também aos processos de design e cultura. Considero que equipes eficazes têm espaço para que seus membros se apoiem sem perder a autonomia.

 

Se quiser saber mais detalhes sobre minha experiência profissional, pode visitar meu Linkedin.
Se quiser conhecer minha jornada acadêmica (que está no início), pode visitar meu Lattes.
Para ler os textos de design que brotam em minha mente, conheça o Medium
Se quiser conversar comigo, não hesite entrar em contato pelo e-mail: patduarte@gmail.com